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PROJETO STJ NAS ESCOLAS

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Sobre

O Projeto “STJ NAS ESCOLAS - Círculo de Apoio à Educação” é um projeto social proposto pela Comissão da Primeira Infância do STJ, subgrupo do programa Humaniza STJ, com o apoio da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, para promover a saúde e o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de crianças, através da conscientização de professores de escolas públicas sobre práticas respeitosas e não violentas de educação.


O projeto STJ nas Escolas potencializa o olhar dos professores para uma atuação centrada nas crianças, entendendo a importância das experiências vividas na infância para a formação do indivíduo e da sociedade como um todo e o impacto que a atuação de professores, principalmente dos que atuam na primeira infância, pode ter nessa fase tão vulnerável da vida. Este é o período em que o cérebro se desenvolve de forma mais acelerada, uma vez que 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos de idade. Por isso mesmo, é preciso muito cuidado com os estímulos, a fim de evitar traumas e experiências que impactem negativamente no desenvolvimento infantil.

OBJETIVO

Contribuir com a conscientização de professores, estudantes de pedagogia e estagiários que trabalham em escolas das redes públicas sobre a importância da primeira infância para o desenvolvimento humano e para o desenvolvimento social do país, através de exposição de evidências científicas acerca da primeira infância e desenvolvimento infantil com o intuito de promover uma atuação consciente e respeitosa nos ambientes escolares.

Sensibilizar mães e pais das crianças das escolas atendidas através de palestras que levem a uma mudança de olhar para a infância, entendendo que as crianças precisam de um ambiente estável e sem violência de qualquer tipo, para o um desenvolvimento saudável do ponto de vista físico, cognitivo e emocional.

METODOLOGIA

O conteúdo utilizado para a criação dos workshops e das palestras é baseado em atualizações científicas e descobertas nas áreas de Neurociências e abrange princípios da Disciplina Positiva, Teoria do Apego, Emmi Pikler, Educação Positiva, Comunicação Não Violenta, Parentalidade Consciente e Parentalidade Positiva, além de estudos sobre Trauma e Estresse Tóxico Precoce na Infância.

A meta é abranger uma escola ou creche pública por mês. Em cada instituição, há trabalho em um dia com os professores e em outra data para os pais. As escolas são escolhidas através de busca ativa ou de procura por parte de escolas que se encaixem nos critérios citados acima. A depender do resultado dessa experiência, o projeto poderá ser estendido para escolas particulares, bem como para escolas públicas de ensino fundamental e médio.