Iniciativas
Home Iniciativas Círculos de Conversa
O Círculos de Conversa originou-se de forma orgânica em maio de 2020 com objetivo de criar espaços de pertencimento e conexão entre magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Federal, por meio da metodologia dos círculos de construção de paz desenhada por Kay Pranis, mas adaptada para o meio virtual.
O Círculos de Conversa objetiva criar espaços de pertencimento e conexão entre magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Federal, por meio da metodologia dos círculos de construção de paz desenhada por Kay Pranis, mas adaptada para o meio virtual. Surgiu durante a pandemia de covid-19 e seu objetivo, quando do início do projeto, era realizar círculos de construção de paz virtuais; no entanto, ao longo de 2022, também foram realizados de forma híbrida e presencial.
A atuação se dá em três eixos: Círculos de Conversa temáticos: círculos realizados com tema específico, voltado aos colaboradores da Justiça Federal da 4ª Região. Conversas Necessárias: círculos realizados em parceria com o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades, a fim de iniciar possíveis diálogos no contexto de diretos humanos, voltados à consciência da discriminação, racismo, e outros tipos de violência estrutural, conectando os servidores da justiça federal à conscientização de seu papel na sociedade. Círculos de Conversa para Equipes: círculos realizados em unidades ou grupos específicos, com roteiro preestabelecido a partir de demandas da própria unidade. Como abordagem inicial, foram realizados círculos de sensibilização com os gestores.
Os facilitadores do Círculos de Conversa são magistrados e servidores já formados em círculos de construção de paz, que atuam voluntariamente no projeto, e estão em constante formação e reflexão acerca das atividades realizadas. A equipe reúne-se mensalmente e o trabalho é desenvolvido de forma coletiva, horizontal e colaborativa.
Com a publicação da Resolução nº 87/2021, que dispôs sobre a implantação e a disciplina da Política de Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região, a atuação do Círculos de Conversa ampliou-se para um contexto de referência, dentro da 4ª Região, sendo utilizado como exemplo e também instrumento para condução de encontros, jornadas, seminários e cursos sobre a Justiça Restaurativa. O projeto é referência nacional como prática no campo da gestão de pessoas.
A divulgação dos círculos ocorre pela intranet, email institucional, mensagem via whatsapp e vídeos que se encontram disponíveis no canal do Círculos de Conversa no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCbWgAyz-5XhJm5GtGtvs2kA).
Também são desenvolvidos podcasts sobre a temática (https://open.spotify.com/show/3BE1th3bk5YdR9iCdxaavX).
A partir dos relatos de sucesso destas atividades na SJRS, os membros do Conselho Gestor, na reunião realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2022 (Ata 6414454), e os integrantes do projeto Círculos de Conversa sugeriram a regionalização dos projetos Círculos de Conversa e Conversas Necessárias, os quais passariam à coordenação do NUJURE, em parceria com os CEJURES das Seções Judiciárias, a fim de proporcionar a ampla participação em toda a 4ª Região.
Fonte: SEI 0002273-53.2023.4.04.8000, documento 6574932.