O LALT – Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – tem como visão ser um ecossistema de aprendizagem com projeção internacional e foco nas pessoas, estimulando a inovação, a eficiência e a sustentabilidade em Transporte, Logística e Supply Chain. Sua missão é a formação de pessoas por meio da produção e da troca de conhecimentos pelo Saber (Pesquisa), o Saber Fazer (Extensão), o Fazer Saber (Ensino), o Conviver (Ética), o o Pertencer (Valor) e o Ser (Cidadão).
O Living Lab LALT-L2i teve início em 2013 no Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – LALT/Unicamp, e qualifica-se como artefato de uso de metodologias aplicadas a projetos de inovações no geral e em Logística Urbana, em particular. Os projetos podem ter como ponto de partida um problema da Logística Urbana para o qual são desenvolvidas soluções através de cocriação. Pode também ter como ponto de partida uma solução previamente existente para ser validada ou refinada junto a um grupo específico de usuários e stakeholders. O L2i é concebido para manter uma rede permanente de colaboração entre stakeholders dedicados à execução dos projetos. O papel de Governança é exercido por pesquisadores definidos para cada projeto e os stakeholders, selecionados e convidados a cada empreendimento.
Principais Linhas de Pesquisa, Projetos e/ou Atividades nos últimos 12 mesesO LALT - L2i é um ambiente dinâmico e colaborativo onde se exploram diversas linhas de pesquisa com foco em sustentabilidade, inovação, logistica e transporte. Estas áreas representam pilares fundamentais para o desenvolvimento de soluções práticas e sustentáveis para os desafios contemporâneos na interseção entre tecnologia, ambiente e sociedade. Tem atualmente duas linhas de pesquisa. A primeira com o foco em segurança alimentar (food security) e soluções voltadas para as short food supply chain, investiga práticas e tecnologias para promover a produção, transporte e consumo de alimentos de forma sustentável, envolvendo discussões de soluções para a redução do desperdício de alimentos e a integração entre a produção, a distribuição e a comercialização. Além disso, discute-se a criação de aplicativos móveis e plataformas digitais para conectar produtores e consumidores de forma mais direta e transparente. Discute-se também novos modelos de negócios que valorizam a produção local, a distribuição direta do produtor ao consumidor e a redução da pegada ambiental associada ao transporte de alimentos. Além disso, o LALT - L2i investiga estratégias para promover uma economia circular na cadeia alimentar, incluindo a reciclagem de resíduos orgânicos, o uso de embalagens. Neste caso, os principais stakeholders são os moradores de assentamentos rurais com agricultura familiar.A segunda linha de pesquisa é voltada para a Logística em Favelas e o tratamento geoespacializado de soluções de coleta e entrega de produtos. Os stakeholders nesta linha são os moradores destas áreas, o Correio e empresas do setor.