A jornada da inovação trabalha com o propósito de auxiliar os órgãos e entidades a compreender o importante papel da inovação no setor público, diante do atual cenário de mudanças constantes e rápidas, promovendo ações que estimulem o pensamento e a prática de hábitos inovadores. O projeto é dividido em duas etapas: a primeira com os gestores e a segunda com os servidores dos órgãos. São realizadas palestras, oficinas, dinâmicas e debates visando o fomento da cultura da gestão da inovação.
A jornada da inovação trabalha com o propósito de auxiliar os órgãos e entidades a compreender o importante papel da inovação no setor público, diante do atual cenário de mudanças constantes e rápidas, promovendo ações que estimulem o pensamento e a prática de hábitos inovadores. A criatividade aplicada a melhoria de produtos e processos gera impacto na vida das pessoas e eficiência nos serviços prestados. A promoção da inovação e o desenvolvimento constante do servidor público desempenham um papel crucial na construção de uma administração eficiente e orientada para o futuro. A busca por práticas inovadoras dentro do contexto do serviço público não apenas otimiza processos e aumenta a eficiência, mas também fortalece a capacidade do governo de enfrentar desafios emergentes de maneira proativa. A capacidade de inovar é o resultado de um processo contínuo de aprendizado, do ambiente propício, da colaboração, pensamento crítico, curiosidade e diversidade de experiências. A Jornada da Inovação tem o objetivo de promover, disseminar e proporcionar um pouco destas experiências por meio de palestras e oficinas que serão ofertadas durante a Jornada aos servidores e gestores. As atividades promovidas durante a Jornada visam despertar os servidores para fazer a diferença, bem como auxiliar na disseminação da cultura intraempreendedora dentro do órgão.
Uma instituição que incentiva a cultura da inovação e trabalha com uma gestão voltada para este propósito tem como principais benefícios:
● Eficiência Operacional;
● Economia de Recursos;
● Melhoria na prestação de serviços;
● Transparência;
● Adaptação a mudanças;
● Atração e reconhecimento de talentos;
● Resolução de problemas complexos.
O cronograma está dividido em dois grupos:
● Primeiro grupo: exclusivamente para os gestores setoriais (gerentes, coordenadores ou equivalentes).
São 02 encontros presenciais com duração de 04 horas, a serem realizados na mesma semana, divididos da seguinte forma:
1o Encontro: Oficina de Planejamento, Criatividade, Trabalho em Rede e Escuta Ativa.
2o Encontro: Reflexão sobre Mudanças, Criatividade, Trabalho Colaborativo, Experiência do Usuário e Planejamento no serviço público.
● Segundo grupo: composto pelos servidores que compõem o quadro do órgão.
São 04 encontros consecutivos, sendo 01 encontro por semana de 4h cada (manhã ou tarde). A modalidade, presencial ou virtual, depende do tipo do evento e estão divididos da seguinte forma:
1o Encontro: Compreensão de como inovar em Governo.
2o Encontro: Aplicação da Metodologia Design Thinking.
3o Encontro: Oficina a ser definida pelo órgão.
4o Encontro: Encerramento da jornada, revisão das atividades, troca de
experiências e depoimentos.