Iniciativas
Home Iniciativas Sandbox.Rio
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico da Prefeitura do Rio criou o Sandbox.Rio, o sandbox regulatório para o teste de produtos, serviços e processos inovadores em um ambiente controlado na cidade do Rio, visando o aperfeiçoamento de políticas públicas e do arcabouço regulatório do município sobre novas tecnologias.
Sandbox, originalmente um método de teste em computação, encontrou aplicação no contexto regulatório, inicialmente na área financeira e, no Brasil, a nível federal (por iniciativas do Banco Central, CVM e SUSEP). Embora inicialmente restrito ao setor financeiro, o sandbox regulatório mostrou-se útil em outras esferas governamentais, permitindo a inserção segura de produtos e serviços no mercado municipal de forma integrada e gratuita, em parceria com empresas e startups que buscam validar soluções com clientes reais e reduzir custos e barreiras regulatórias.
Visando impacto positivo à coletividade, regulação de novas tecnologias e empreendedorismo inovador, a Prefeitura do Rio criou um sandbox regulatório que possibilita testes inéditos de produtos, serviços e processos em toda a cidade. Regulamentado por decreto, o programa abriu inscrições por edital de chamada pública para seleção de pessoas jurídicas interessadas em testar sua solução inovadora em ambiente controlado por até 12 meses.
No primeiro ciclo, iniciado em 07/23, foram recebidas 9 propostas, sendo 4 selecionadas após avaliação técnica pela Secretaria. Os projetos inovadores em execução são, em resumo:
1) Projeto Eletroposto Carioca (Ezvolt) - eletroposto para recarga de carros elétricos, fomentando a eletromobilidade e a geração de créditos de carbono no Rio;
2) Robôs D4 no Rio (MyView) - entrega por robô em calçadas;
3) Projeto Ambev/Speedbird - delivery de bebida por drone, auxiliando a aperfeiçoar a regulação federal;
4) Projeto eVTOL in RIO - a Eve Air Mobility, startup da Embraer, testará, de forma inédita, seu projeto de mobilidade aérea urbana utilizando seus eVTOLs.
O Sandbox.Rio foi regulamentado via Decreto (05/22) e teve seu edital de chamada pública aberto em 05/22 e em julho foram selecionados 4 projetos inovadores, com lançamento e início da execução em 07/2023. O segundo ciclo foi aberto em 08/23, tendo recebido 20 propostas, das quais 15 elegíveis.